ORAM LANÇA O PROGRAMA JOVENS – AGRO

Decorreu na manha de sexta-feira, 21 de junho, nas instalações da Escola Secundaria Josina Machel na cidade de Maputo, o lançamento do programa Jovens-agro, sob o lema “jovens-agro, a garantia da soberania alimentar” implementado pela Associação Rural de Ajuda Mútua em parceria com a Escola Secundária Josina Machel.

Director nacional do fundo e fomento pesqueiro efectuando a inauguração dos tanques piscícolas

A cerimónia culminou com a assinatura do memorando de entendimento entre as duas instituições implementadoras do programa e consequente inauguração de dois tanques piscolas com a capacidade de duas mil Tilapias.

Refira-se que com esta iniciativa a ORAM pretende garantir a participação dos jovens nos processos produtivos nacionais, tendo em conta que o Censo Populacional de 2014-2017 revela que, em Moçambique os jovens constituem a maioria da população moçambicana, a qual bem direccionada representa um recurso estratégico para responder aos desafios que o País enfrenta (insegurança alimentar e desemprego).

Os directores da ORAM e E

Falando a jornalistas, o director executivo da ORAM, Abel Saínda, fez saber que a organização que dirige pretende implementar o Programa Jovens-Agro a nível nacional, entretanto depois da cidade de Maputo seguir-se-á a província de Gaza concretamente no distrito de Chokwè.

Intervindo, a representante do Clube de Jovens-agro, Kaynara Virgílio Rui, congratulou a iniciativa dizendo que o programa é bem-vindo pois habilita-os em matérias de aquacultura que, futuramente poderão abraçar a actividade, como também contribui para o desenvolvimento económico do país.

Importa ainda sublinhar que o evento foi testemunhado pela comunidade escolar, organizações da sociedade civil, representantes do ministério de Pescas, Mares e Aguas Interiores, e o ministério da Agricultura e Segurança Alimentar.

NB: Uma matéria a acompanhar de forma detalhada no Boletim informativo FACTOS, a ser disponibilizado para Download na plataforma web www.oram.org.mz

O Caro Leitor pode acompanhar esta matéria através do podcast a baixo!

CONFIRA A SEGUIR A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.